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quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Chico Buarque Depoimento de Sérgio Buarque de Hollanda, o pai do Chico Buarque

Chico Buarque PARATODOS: Sérgio Buarque de Holanda





 


Sérgio Buarque de Holanda
O Historiador escreve sobre seu filho Chico Buarque

Adiante um belíssimo depoimento de Sérgio Buarque de Hollanda sobre seu filho Chico Buarque de Hollanda, onde revela aspectos pitorescos da vida familiar, das fases de Chico Buarque, de suas coisas de criança, adolescente e músico.

Um depoimento histórico e revelador. Algo que você deve saber. Também deve saber que foi escrito para o número 1 da Revista Pais e Filhos, de setembro de 1968, mas foi censurado pela ditadura e só foi publicado 23 anos depois, em 1991, pela Folha de São Paulo.
(Lustato Tenterrara)

A imagem que o público fixou de meu filho não é correta.

Para o público, Chico é tímido (antes de tudo, tímido), bonzinho, retraído. Nada disso. Pelo menos em família e com os amigos, é completamente diferente, um rapaz brincalhão, extrovertido, bem para fora.

Quando ele aparece em público, torna-se diferente. Talvez seja o medo de parecer ridículo. Mas podem crer, ele não é tímido, nem bonzinho. É, sem dúvida, uma boa pessoa. Mas não bonzinho, no sentido em que essa palavra é interpretada.

Quando criança, jamais foi um rebelde. Posso assegurar que se tratava de uma criança normal. Procurava sempre ser independente. E essa independência ele afirmava, procurando fazer tudo o que faziam os irmãos mais velhos.

Nem um "amor de criança", nem um "enfant terrible". Normal.

Não era nem ligado ao pai nem à mãe. Dava-se bem com todos. Com as irmãs, tias e avós.

Quando viajamos para a Itália (nesse tempo tinha 8 anos), deixou para a avó um bilhete: "Avó, vou para Itália. Quando eu voltar, provavelmente a senhora estará morta. Mas não se preocupe. Eu vou me tornar um cantor de rádio. É só a senhora ligar o rádio do céu que vai me escutar".

Desde menino, sempre se interessou por música e futebol. Jogo, não perdia uma irradiação. Seus ídolos eram Telê, do Fluminense, e Pagão, do Santos. Na Itália, torcia pelo Genoa.

Da música popular, seus ídolos eram Ismael Silva, Caymmi e Ataulfo Alves. Mas tarde, João Gilberto, de quem procurava imitar o estilo. Não acredito que Noel exerça influência sobre Chico. A maior semelhança entre os dois é a temática: urbana. Caymmi, Ataulfo e Ismael marcaram mais que Noel.

Chico também não é um compositor de classe média, como afirmam por aí. Não há dúvida, Noel e Chico também se assemelham um pouco, porque ambos enfocam temas urbanos. Nada mais. Aliás, há no Brasil uma mania de Noel! Qualquer compositor que surge é imediatamente comparado com o grande criador carioca. Creio que há um pouco de exagero em tudo isso.

Quando surgiu a bossa-nova, Chico se encontrou com ela. Apreciava muito João Gilberto e ouvia-o seguidas vezes. Vinicius, muito amigo da família, aparecia sempre em festas e Chico ficava a ouvi-lo, com grande admiração.

Desde cedo, Chico já tinha namorada. Sempre foi muito vivo e alegre. Jogava futebol nas ruas, como todos os garotos de sua idade.

Quanto aos estudos, dedicava-se a eles principalmente às vésperas de exame. Estudava duas ou três horas seguidas, depois cansava e ia se divertir.

Em 1962, quando terminou o curso científico, foi orador da turma, provocando muitas risadas com seu discurso cheio de humor. O sucesso não o mudou essencialmente, chateia-o um pouco, apenas.

Hoje, não pode sair às ruas sem que lhe venham pedir autógrafos. Para ir à praia, há dificuldades, só em São Conrado. Bem longe.

Continua fiel aos amigos, embora não tenha muito tempo para se dedicar a eles. Assim que chega a são Paulo, telefona para todos, organiza noitada com eles. Chico sempre viveu em bando, com muitos amigos, uma verdadeira turma.

Sua formação é, sem dúvida, paulista. Nasceu no Rio, mas quando completou 2 anos, mudamos para São Paulo. Aqui, passou toda sua infância. Preferiu fazer o científico porque achava que o curso clássico era coisa de mulher.

Dado momento, escolheu um ramo bem aproximado do artístico: arquitetura. Ficava em casa criando cidades imaginárias. Todas tinham uma fonte no meio da praça: lembrança das fontes de Roma, onde moramos algum tempo.

Chico, em vez de começar a falar, cantou. Desde que tentou se expressar foi através da música. Mas tarde, ficava com as irmãs aí pela sala, inventando música. Dizia que já que não conhecia de cor música de outros compositores, era obrigado a inventar as próprias.

O sucesso veio de repente, sem que ninguém esperasse. Recebi a notícia de que Chico tinha ganho o Festival de Música Popular Brasileira com "A Banda", quando estava em Nova York. Um jornal norte-americano publicou a notícia. Claro que me senti muito orgulhoso. Cheguei à conclusão - o que uma revista publicou na época - de que, antes, ele era meu filho. E depois do festival eu passei a ser o pai dele. Não há posição melhor.

Têm surgido boatos por aí, de que eu componho as músicas para ele. Mas, meu Deus, quem sou eu para ter tanto talento? Se eu soubesse escrever músicas como ele, há muito tempo não seria eu mesmo, mas Chico Buarque de Holanda.

São boatos sem fundamentos, como muitos que vão por aí. Como essas notícias que circulam, afirmando coisas que jamais afirmamos. Um jornal carioca publicou que, após ver a peça "Roda Viva", eu tinha dito: "eu sabia que havia tudo isso aí dentro do meu filho". A frase talvez pudesse ter sido dita por mim, mas que eu não disse, eu não disse.

Das suas músicas todas, gosto mais de "A Banda", "Pedro Pedreiro", "Roda Viva" e "Carolina".

Nunca me esquecerei do dia em ouvi "A Banda" pela primeira vez, em Nova York, na casa de um amigo. Foi uma grande emoção. Não obstante todo o sucesso, o qual não lhe provoca muito prazer, é bem capaz de Chico largar tudo isso e partir para uma outra coisa qualquer, bem diferente. Ele é bem capaz disso. Muito inquieto. Muito inteligente.

Sempre gostou muito de ler. Guimarães Rosa é um de seus autores preferidos. Quando fez "Pedro Pedreiro", inventou uma palavra: "penseiro". Talvez inspirado em Guimarães Rosa, que também era dado a inventar palavras.

Tolstoi e Dostoiévski também eram seus favoritos. Assim como Kafka. Em geral, ele ia lendo tudo o que caía em suas mãos.

A música é responsável por ele ter abandonado o curso de arquitetura, decisão que tomou sozinho. O sucesso abriu uma impossibilidade de estudar. Excesso de compromissos, solicitações. Creio que, na música, ele se realiza mais, se torna muito mais feliz. É preferível um compositor realizado, que um arquiteto frustrado, como todo mundo sabe.

Quando vai compor, geralmente fica isolado, no quarto, sozinho. A música e a letra sempre nascem juntas, uma ligada à outra, indissoluvelmente.

Encontrou grande dificuldade em musicar "Morte e Vida Severina", porque a letra não era sua. Desde que aprendeu a tocar violão, com sua irmã Heloisa, hoje casada com João Gilberto e morando em Nova York, nunca mais deixou de compor.

Sua adolescência foi normal, sem nenhum conflito especial. Posso considerá-lo um rapaz feliz.

Suas primeiras composições falavam de amor. Mais tarde, quando ingressou na faculdade, passou a fazer música de participação, sendo que a primeira foi "Pedro Pedreiro".

A família ficou um pouco tonta com o sucesso tão fulminante, tão rápido. Mas já nos acostumamos.

Chico é que não se habituou a ele. Ficou muito contente de ter ido a Paris, porque ninguém o conhecia por lá. Talvez o sucesso tenha provocado uma espécie de defesa, tornando-o um pouco retraído.

De fato, meu filho não é tímido. É bem diferente a imagem que temos dele. Trata-se de uma pessoa normal, alegre, sem problemas graves de personalidade. Eu sei o que eu estou falando. Sou seu pai há 23 anos.

(Sérgio Buarque de Hollanda, o pai de Chico Buarque de Hollanda)


O texto de Sérgio Buarque de Holanda sobre seu filho Chico Buarque de Hollanda foi escrito originalmente para o n.º.1 da revista "Pais e Filhos", (de setembro de 1968), mas não foi, por conta da CENSURA do Governo da Ditadura Militar do Golpe Militar de 31 de março de 1964..

O grande sucesso de Chico naquele ano de 1968 foi a peça "Roda Viva", que estreou em janeiro. Em julho, o CCC (Grupo de Caça aos Comunistas) destruiu os cenários e agrediu os atores, colocando Chico Buarque entre os intelectuais a serem perseguidos, vigiados e censurados (e se vacilasse, torturado.

Posteriormente, a Folha de São Paulo publicou, em 19 de outubro de 1991, o agora famoso depoimento de Sérgio Buarque de Hollanda sobre o seu filho Chico Buarque de Hollanda.
Texto de Milla, revisto e aumentado por Lustato Tenterrara



1 Comments: Luiz Carlos Carvalho de Melo said...

Adorei todo o blog. Tudo!
O estudo psicológico de Chico Buarque,
feito pelo seu pai (rsrs), é uma das coisas
mais lindas que eu já tive
o prazer de ler.

As cartas com Vinicius, muito bom.

O linguajar também; mas nada se compara
ao escrito de Sérgio, que deixou de ser ELE,
e agora é o pai do Chico.

Eu sou um admirador.
De toda a família,
e Chico é um divisor.

Existe o Brasil antes do Chico Buarque;
e o Brasil com Chico Buarque;

E ele, daqui a 10 mil anos e mais,
será reconhecido como o maior compositor
da civilização humanoide.

Abraços

Lustato

Blog Letras Chico Buarque

Fanpage Escritor Lustato Tenterrara

Comentário de Lustato Tenterrara
na publicação
Depoimento de Sérgio Buarque de Hollanda
sobre Chico Buarque de Hollanda


sexta-feira, janeiro 18, 2013 7:22:00 PM

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